12.10.10

Lendas Egípcias - O Maior Mágico do Egito

Costuma-se dizer que as coisas boas vêm em pequenos pacotes. Foi o que aconteceu quando o jovem neto de Ramsés provou ser o maior mágico do Egito.

Se-Osíris


Se-Osíris era filho de Setna, um grande escriba. Setna era filho de Ramsés e serviu o Faraó.

Ramsés O Grande


Em um dia quente e empoeirado, quando o vento estava soprando do deserto, um estranho, de estatura alta, foi trazido para a fresca sala do trono de Ramsés. O homem era orgulhoso, mas se via que era pobre pelas vestes marrons empoeiradas.

Ele, em sinal de devoção, curvou-se perante o Faraó e disse:

- "Ó, Rei do Egito, eu venho do Sul onde os mágicos são fortes e poderosos. Eu fui enviado pelo meu rei para desafiar seus mágicos e provar que eles são fracos e não podem ser comparados com os do Sul."

O homem então estendeu a mão, mostrou um rolo de papiro selado que trazia consigo e disse:

- "Eu desafio todos do Egito para que leiam o que está sobre este rolo, mas sem quebrar o selo. Se ninguém puder aceitar o meu desafio, voltarei para meu rei e dir-lhe-ei que a mágica do Egito é fraca."

Ramsés fitou o mágico do Sul e disse aos guardas que escoltassem o homem para os aposentos de hóspedes, enquanto ele iria consultar seus nobres e conselheiros.

Quando o homem já havia sido escoltado para fora do salão, Setna virou-se para Ramsés e disse:

- "Faraó, quando reunires novamente seu Conselho, trarei um mágico que poderá aceitar o desafio do homem do Sul e mostrar que os mágicos do Egito são os mais poderosos".

Mas Setna ficou preocupado em ter que procurar pelo reino um mágico poderoso. Quando Setna sentou-se à sombra fresca em seu jardim para planejar a tarefa, seu filho Se-Osiris chegou ao seu lado. Setna contou a Se-Osiris sua missão e foi surpreendido quando seu filho riu de sua história.

- "Se-Osíris, por que é que você ri enquanto eu estou tão preocupado?"

Se-Osiris respondeu:

- “Não se preocupe, pois irei ler o papiro sem violar o selo, humilhando este estranho homem e seu Rei do Sul".

Setna não duvidou do filho e ficou orgulhoso, mas propôs que Se-Osiris provasse seus poderes, selando um dos papiros de seu expediente diário e entregou-o ao filho. Para deleite de Setna, Se-Osiris leu as palavras do papiro como se tivessem sido escritas em sua presença.

No dia seguinte, quando o Faraó convocou sua corte, Setna trouxe Se-Osiris para sentar-se ao lado dele. Quando o homem do Sul foi trazido para o salão, o Faraó chamou Setna para que enfrentasse o desafio do homem.

Setna levantou-se e disse:

- "O desafio deste homem não passa de uma mera brincadeira de criança para os Mágicos do Egito. Eu não teria problemas em trazer o Mágico Mestre, mas em vez disso trago meu filho, Se-Osiris, para ler o papiro.

Se-Osiris se adiantou e fitou os olhos do homem do Sul e, após alguns instantes, virou-se para o Faraó e começou a dizer-lhe o conto que estava escrito no papiro selado.

- "Faraó, é uma narrativa de honra e insulto a um Faraó do passado. Uma vez um mágico do Sul se vangloriou que ele podia humilhar o Faraó do Egito, tendo o Rei escutado o que ele tinha a dizer e disse-lhe para que fizesse bom proveito de usa pretensão.

Naquela noite, o mágico invocou todos os seus poderes e enviou quatro entes fantasmagóricos portando uma maca para a beira do Rio Nilo, no quarto que o faraó dormia, sequestrando-o e trazendo-o à presença do mágico. O mágico e o rei imobilizaram o Faraó e levaram-no para frente do Palácio, proclamando que ali estava a prova de que o Faraó do Norte era fraco. Em seguida, passaram a agredir o Faraó com bastões, causando várias lesões, mas sem matá-lo, pois a pretensão era apenas humilhá-lo. Antes do amanhecer, o mágico determinou que os entes fantasmagóricos voltassem ao Nilo e deixassem o Faraó de volta em sua cama. Quando o Faraó acordou na manhã seguinte percebeu que seu pesadelo tinha sido real, o que as lesões nas costas o provavam.

O Faraó então chamou o principal mágico, contou-lhe o ocorrido e determinou que o Rei do Sul e seu mágico pagassem na mesma moeda, determinando, ainda que fosse assegurado que o Faraó não passaria por novas humilhações.

Enquanto Se-Osiris narrava o teor do conto, o homem do Sul engasgou e confirmou que realmente era aquela história que estava escrita no papiro, dirigindo-se à porta.

- "Detenham-no!", ordenou Se-Osiris, “Ainda há mais!”

O mágico egípcio consultou-se com o sacerdote do Deus Ptah e dormiu naquela noite no altar para adquirir a sabedoria de Ptah, retornando no dia seguinte para o salão do Faraó.

Quando descobriu que o Faraó não tinha sido novamente importunado em seu sono, o mágico ficou satisfeito e quis assegurar-se que aquilo não aconteceria novamente. Naquela noite o mágico proferiu palavras de grande poder em torno do leito do faraó e quando os portadores fantasmagóricos com a maca apareceram, o mágico viu que vacilavam e ficaram agitados com os feitiços que protegiam o local. Logo os entes desapareceram e o Faraó dormiu tranquilamente durante toda a noite. Na noite seguinte o mágico egípcio criou sua própria trupe de entes fantasmagóricos e esta trouxe o Rei do Sul para o salão do Faraó, onde o Faraó o amarrou e o espancou. Por quatro noites o Rei do Sul foi trazido perante o Faraó e a cada noite sofreu a mesma humilhação na corte do Faraó. E todo dia o Rei do Sul chamava seu próprio Conselho de Mágicos para impedir que o Faraó levasse-o, mas os mágicos do Sul falharam.

Em sua fúria, o Rei do Sul amaldiçoou seu mágico a vagar pela Terra até que provasse existir magia maior que a do Egito."

O homem do Sul então passou a lutar com os guardas do Faraó, implorando para que eles o libertassem, pois não havia causado nenhum dano a ninguém e disse:

- "Sim, isso é o que o papiro diz. Agora, posso ir embora em paz, poderoso Faraó?"

Mas Se-Osiris curvou-se perante o Faraó e disse,

- "Não o deixe ir. Ele não poderá ir em paz, pois é ele o mágico da história e ele vagou por muitos anos para tentar achar o ponto fraco de magia egípcia, para que ele possa, assim, vingar-se do Faraó. Vamos resolver isso hoje para que ele não tenha mais que vagar e trazer problemas."

O homem do Sul contorceu-se quando ouviu o desafio de menino e disse:

- "Quem é você para desafiar o maior mágico do Sul?", atirando o papiro ao chão.

O Papiro desenrolou-se e transformou-se em uma grande cobra, que assobiou e cuspiu em Se-Osiris. Mas Se-Osiris apenas riu e com um sinal com as mãos fez a cobra transformar-se em um pequeno verme que fugiu rastejando.

O homem do Sul gritou enfurecido e invocou uma nuvem escura que desceu sobre o salão. Se-Osiris começou a rir da situação, enquanto suas vestes pareciam absorver a escuridão, até que Se-Osiris sacudiu seu manto e deixou cair ao chão um pó negro. Ao terminar, Se-Osiris ficou em pé no salão cristalino e calmamente olhou para o homem do Sul.

Mais uma vez o homem do Sul reuniu suas forças mágicas e fez surgir diante de si uma coluna de fogo que ameaçadoramente se deslocou em direção ao Faraó.

Se-Osiris se postou em frente das chamas e com os braços empurrou-as para trás. A coluna de fogo parou e começou a voltar em direção ao homem do Sul.

Se-Osiris bateu palmas e gritou:

"Chega, pare agora!."

As labaredas cercaram o homem do Sul e ele no mesmo momento transformou-se em um monte de cinzas. Se-Osiris, virou-se para o pai e para o Faraó e disse:

- "Ele não trará mais problemas para Egito novamente, pois provei que a mágica do Egito é ainda mais forte que a do Sul."

O grande faraó Ramsés respondeu:

- "E você, Se-Osiris é o maior Mágico do Egito".

Um comentário:

Anônimo disse...

descupe mas este conto está escrito meio confuso.....